Grupo PSA já tem sede americana em Atlanta para vender carros… em 2026!

O Grupo PSA anunciou a sua vontade de regressar ao mercado norte-americano e até já escolheu o local para estabelecer a sua sede: Atlanta, no estado da Georgia, será o ponto de onde o grupo espalhará os seus produtos pelo imenso mercado americano. A estratégia prevê uma entrada nos "States" em três fases, só chegando à venda dos seus próprios produtos lá para… 2026!

Primeiro será um prestador de serviços de mobilidade com a plataforma Free2Move, depois já terá um serviço de mobilidade com produtos do próprio Grupo. Só na terceira fase haverá já modelos que serão desenvolvidos especialmente a pensar no mercado americano, concebidos com base nos ensinamentos recolhidos durante as duas primeiras fases. A nível de marcas, recorde-se que o Grupo PSA, conta com a Peugeot, Citroën, DS e, agora, também com a Opel e a Vauxhall.

A região de Atlanta foi escolhida após uma análise aprofundada de várias hipóteses. "As nossas necessidades específicas em termos de tecnologia, inovação a nível de mobilidade e cultura automóvel encontraram em Atlanta a escolha perfeita", declarou o presidente da PSA North America, Larry Dominique. Atlanta está a transformar-se num importante centro automóvel dos Estados Unidos, tendo a Mercedes e a Porsche transferido para aquela cidade as sedes das suas operações norte-americanas. A companhia Waymo que desenvolve a tecnologia de condução autónoma também anunciou que irá começar os seus testes em condições reais na região de Atlanta.

De todas as marcas do Grupo PSA, a Peugeot foi a última a sair do mercado norte-americano, em 1991, enquanto a Citroën esteve presente até 1989. A Vauxhall nunca se vendeu nos EUA – tal como, naturalmente, a DS – mas a Opel chegou a ter modelos comercializados, entre 1958 e 1975, sob o "chapéu" da General Motors. Ainda hoje vários modelos da Buick são semelhantes a alguns dos Opel que se vendem na Europa, sendo o caso mais conhecido o do Regal que é, no fundo, o Insignia.

Artigos Relacionados

Estes artigos podem interessar:

Estádio Mercedes é a nova atracção em Atlanta
Em destaque